Neste mês, celebramos o Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e combate ao HIV/AIDS.
Neste momento, reforçamos a importância da prevenção, promovemos o entendimento sobre o vírus e incentivamos a reflexão da sociedade e dos órgãos públicos sobre a doença.
Entre os principais objetivos da campanha, destaca-se a necessidade de combater o preconceito contra as pessoas que vivem com HIV/AIDS e conscientizar os jovens sobre a importância de comportamentos seguros para a prevenção.
O combate ao HIV/AIDS envolve diferentes estratégias. A forma mais eficiente de prevenção é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. Também é fundamental evitar o compartilhamento de objetos cortantes e perfurantes, como seringas, que devem ser sempre descartáveis, pois são um dos principais meios de transmissão da doença.
A única maneira de saber se há infecção pelo vírus é por meio de exames laboratoriais. O teste é simples e pode ser realizado regularmente, especialmente em casos de exposição ao risco, como relações sexuais desprotegidas. O diagnóstico precoce é essencial para que os tratamentos disponíveis sejam iniciados no momento certo.
Neste Dezembro Vermelho, cuide de você e de quem você ama. Prevenção e informação salvam vidas.
Acredite na Saúde!