Mais um momento histórico para a Cultura patrulhense aconteceu nesta quarta (11), quando foram assinados 11 Termos de Execução Cultural da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), repassando R$ 125 mil para agentes culturais patrulhenses.
Os termos são referentes aos editais 01 – Interiorização da Cultura e 02 – Literatura, Dança e Artesanato. “Muitos municípios não querem passar por todo o processo necessário para ter acesso a estes editais, pois é necessário um trabalho minucioso. Mas, em Santo Antônio, temos uma Secretaria da Cultura que não mediu esforços para que, hoje, pudéssemos repassar esses recursos. Ano passado, assinamos os termos da Lei Paulo Gustavo e, hoje, quase um ano depois, estamos assinando os termos da PNAB, celebrando mais um grande avanço para a Cultura patrulhense”, salientou o prefeito Rodrigo Massulo.
O destaque vai para os projetos de interiorização da Cultura, que vão promover atividades nas localidades de Montenegro, Serraria Velha, Costa da Miraguaia, Imbiruçu, Monjolo, Morro Grande, Miraguaia, Pinheirinhos, Catanduvinha, Arroio da Madeira, Evaristo e Chicolomã. “Esta é uma iniciativa que vai levar Cultura até os moradores do nosso querido interior. Serão realizadas atividades em todos os 6 distritos do município, chegando em 12 diferentes localidades. Através da PNAB, essas comunidades receberão diversos eventos e manifestações culturais, algo inédito em nossa história”, salientou a secretária Jassira Castro.
Além dos editais, os recursos da PNAB possibilitaram a aquisição de equipamentos e as obras de revitalização da Casa de Cultura, as ações do 3º Natal dos Sonhos, e o apoio aos artistas que se apresentaram no Domingo Cultural e no Palavras Vivas.
Também estiveram presentes ao ato, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Canário, o diretor de Cultura da SECTE, Aliston Oliveira, o coordenador de Cultura, Fernando Lauck, e os agentes culturais contemplados.